ConTApetes


Um conTApete é um tapete em tecido que apresenta uma paisagem, objectos, personagens e que serve de suporte para uma história. Este tapete é confeccionado a partir de um livro, correspondendo-lhe ao nível do estilo de ilustração e da estrutura narrativa. Um conTApete é sempre um tapete e um livro.
Sentados no chão à volta de um conTApete, ao mesmo nível e com a mesma simplicidade, o contador e o seu jovem público tornam-se cúmplices. A hierarquia, adulto/criança e locutor/auditório é posta de lado. A simplicidade na forma de contar e a espontaneidade com que a história surge do conTApete, suporte partilhado por todos, cria uma afinidade entre os presentes: a palavra de um torna-se a palavra de todos.
O conTApete é um espaço organizado, uma porção do mundo em miniatura feito de tecido, material tão próximo da criança, associado ao conforta da cama, do colo do adulto afectivamente significativo para a criança, da roupa que aquece e protege. E cada conTApete é a promessa de uma história para ouvir e descobrir no livro que o acompanha. Esta promessa de descoberta permite promover a relação criança/livro/adulto: ela cria, na criança, o desejo de ler e oferece, ao adulto, um meio de conduzir a criança na aprendizagem das potencialidades da linguagem oral e escrita, de mediar a relação da criança com o objecto livro e com a leitura. Através do conTApete é a própria relação criança/adulto que se reforça e se enriquece.
O conTApete é um mediador eficaz da relação entre a criança e o livro, a palavra dita e escrita, a estrutura narrativa e o imaginário, desde o infantário até o segundo ciclo. Isto significa a possibilidade de trabalhar, através de metodologias específicas, com as faixas etárias dos 0/3 anos, dos 4/9 anos e dos 10/14 anos.
O principal objectivo do projecto dos conTApete é o de, ao divulgar uma nova metodologia de trabalho para a promoção da relação entre a criança e a leitura, disponibilizar aos profissionais da área e aos educadores um utensílio complementar do trabalho que desenvolvem. Neste sentido, o projecto propõe, não só as sessões de contos com os conTApetes, mas, também, a complementaridade das acções de formação e da sensibilização para esta metodologia de trabalho para o incentivo à leitura.

Criação e Narração: Nuno Coelho
TRIMAGISTO — Cooperativa de Experimentação Teatral, CRL



Comentários

os mais vistos

CONCERTO ORQUESTRA CLÁSSICA

Exposição "Tortura Imaginativa"

CONVITE | INAUGURAÇÃO DE "PARCOURS DU COMBATTANT" INSTALAÇÃO ARTÍSTICA DE JÉRÉMY PAJEANC