sábado, 23 de abril de 2016

O MESTRE ALBERTO CAEIRO



O MESTRE ALBERTO CAEIRO 
Exercício Performativo por Leonor Barata e Jorge Loureiro
30 abril | 22h00 | Auditório | 3€


Projeto artístico de movimento e teatro sobre a obra de Fernando Pessoa, designadamente sobre o livro Conversas Inacabadas com Alberto Caeiro, que cruza exatamente a obra do autor com a sua explicação e as questões que levanta. 
A ideia é a de estabelecer um cruzamento entre a linguagem da dança como linguagem artística própria e expressiva com a linguagem poética na sua multiplicidade de sentidos e de significados.
A dança como linguagem artística autónoma sempre desenvolveu o seu percurso num nível de abstração que concorre para as diversas leituras possíveis da presença de um corpo que se move num espaço. 
Os movimentos que a formam e as dinâmicas que a constituem permitem um olhar que exige a interpretação do espetador e a necessidade de convocar experiências sensitivas e emotivas para a criação de uma leitura própria e de uma narrativa individual.
Parece-nos que é exatamente o mesmo mecanismo que é despoletado na leitura da poesia como arte maior da literatura.
As palavras organizam-se poeticamente da mesma forma que os corpos formam teias de sentidos e os movimentos possuem a mesma cadência que as palavras de um poema.
Ritmo e cadência numa e noutra como momentos essenciais da sua realização.
A dança é a linguagem poética do corpo. A poesia é na dança matéria essencial.

Encenação e coreografia: Leonor Barata e Jorge Loureiro
Alunos do ensino secundário do Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga: Amanda Rodrigues, Ana Martins, Carolina Rodrigues, Jeanice Martins, Jéssica Coutinho e Sara Domingues.


Informações e reservas através:
Tlf. 234 590 470 | E-mail: centrodasartes@cm-sever.pt 

http://ticketline.sapo.pt/evento/O-MESTRE-ALBERTO-CAEIRO-13583

Sem comentários:

Enviar um comentário