CUCA ROSETA- FADO



Cuca Roseta.FADO

DIA 8 DE FEVEREIRO | 22H00
Por uma vez, escrever ‘destino’, ‘alma’ e ‘verda- de’ sem medo de exageros ou lugares-comuns quando se fala de fado. Trata-se de um privi- légio raro, porque raro são os predestinados a cantar um género musical que não deixa men- tir. E o fado não deixa mentir: não interessa a voz, a figura, o estilo – ou sentimos verdade ou não sentimos. E com Cuca Roseta, sentimos. O seu disco de estreia, em nome próprio, resu- me a história de alguém que sempre acreditou numa vontade maior do que ela – e soube espe- rar. Mesmo já tendo participado numa banda marcantes para a musica moderna portuguesa – os Toranja -, Cuca Roseta sempre soube que era no fado que se iria encontrar. Apenas espe- rava o momento certo, os cúmplices perfeitos. Aconteceu. De um encontro fortuito (alguns dirão predestinado) com o músico, composi- tor e produtor argentino Gustavo Santaolalla – que já conta na bagagem com dois Óscares para Melhor Banda Sonora (Babel e Brokeback Mountain) - nasceu este «caso de amor musi- cal», nas palavras da própria fadista. Santao- lalla, que tera ficado deslumbrado com uma ac- tuação de Cuca no Clube do Fado, não hesitou em convidá-la para um projecto comum. Du- rante a gravação deu tempo e espaço para a voz de Cuca Roseta dizer a verdade que tem. O re- sultado é uma colecção de temas que, dos mais
clássicos como “Rua do Capelão” ou “Marcha de Santo António”, até aos musicados como “Porque Voltas De Que Lei” (letra de Amália Rodrigues, colaboração do tanguero Cristobal Repetto) ou “Maré Viva” (poema de Rosa Lo- bato Faria vertido para castelhano pelo próprio Santaolalla), este é um testemunho verdadeiro de uma vocação. E ainda com a mais-valia de nos apresentar uma fadista dona das suas pró- prias palavras, como acontece em “Homem Português” ou “Roubei Teu Amor Ao Tempo”. Acompanhada por Mário Pacheco na guitarra portuguesa, Pedro Pinhal na viola de fado e Rodrigo Serrão no contrabaixo, Cuca Roseta contou ainda com as preciosas colaborações de Ricardo Rocha.
Cuca Roseta sabe que seguiu o seu destino, e não é menos do que isso que ela quer partilhar connosco, de forma natural, genuína e com um timbre tão perfeitamente afinado.
Agora é a nossa vez: esta verdade tem de ser ouvida de tão rara que é.


Preço:
10€ ou 8€ Cartão Amigo do CAESV
Duração: 1h00
Babysitting disponível

Comentários

os mais vistos

CONCERTO ORQUESTRA CLÁSSICA

Exposição "Tortura Imaginativa"

A MENINA DO MAR- LEITURA DRAMATIZADA DE LEONOR BARATA