CINEMA - Ciclo Persona

Voando Sobre um Ninho de Cucos
1975 - Milos Forman

Dia 9 de Maio às 21h30

O primeiro de 3 filmes que serão exibidos no CAESV sob o tema "Os Distúrbios de Comportamento Vistos pela Sétima Arte". Imposições sociais, loucura, a formatação e generalização dos comportamentos sociais, o que é normal e o que não é; são questões que serão discutidas após a exibição dos 3 filmes do Ciclo Persona dia 30 de Maio às 22h30 com oradores convidados.

Voando Sobre um Ninho de Cucos


Filme dramático, intitulado originalmente One Flew Over a Cuckoo´s Nest. Realizado por Milos Forman em1975 e protagonizado por Jack Nicholson, Louise Fletcher, Brad Dourif, Danny DeVito, Christopher Lloyd eVincent Schiavelli conta uma estranha história sobre Randle Patrick McMurphy (Nicholson), um jovemdelinquente que, para escapar a uma pena de trabalhos forçados, resolve fingir-se de doente mental.Quando chega à instituição psiquiátrica onde é internado, começa a confrontar-se com os abusos físicos epsicológicos (na figura das lobotomias) praticados pela calculista enfermeira-chefe Ratched (Fletcher) eresolve desafiar as autoridades, instigando os doentes a rebelarem-se contra os tratamentos poucoortodoxos da enfermeira. A inusitada temática, aliada a uma excelente interpretação dos atores principaise também de secundários, como William Redfield (no papel de líder do comité dos doentes mentais), BradDourif (como Billy Bibbit, um doente mental suicida) e ainda Danny DeVito, saldou-se por uma enormereceita de bilheteira e serviu para alertar a opinião pública americana para questões relacionadas com osDireitos Humanos.
O filme foi adaptado a partir do livro de Ken Kesey - um líder espiritual do movimento hippie -, quebaseou a sua obra a partir da sua própria experiência pessoal num hospício. Em 1972, tinha sido levada àcena como peça teatral protagonizada por Kirk Douglas, que comprou os seus direitos cinematográficos,cedendo-os posteriormente ao seu filho Michael Douglas. O êxito da peça não conseguiu interessar osprincipais estúdios de Hollywood, receosos da delicadeza da temática e da controvérsia que poderialançar na sociedade americana. Só a United Artists, pela mão de Saul Zaentz, teve coragem para levar oprojeto em frente, dando o papel principal a Jack Nicholson, um ator mais novo que Kirk Douglas mas jácom experiência na arte de representar. Para conferir maior realismo às cenas, Milos Forman exigiu fazeras gravações no interior de um hospital psiquiátrico. A obra, apesar de incómoda para as autoridadesgovernamentais da época, foi premiada com 5 Óscares nas categorias principais (Filme, Realização, Ator,Atriz e Argumento Adaptado), o que não acontecia desde 1934.

~in www.infopedia.pt
GRATUITO



Comentários

os mais vistos

CONCERTO ORQUESTRA CLÁSSICA

Exposição "Tortura Imaginativa"

A MENINA DO MAR- LEITURA DRAMATIZADA DE LEONOR BARATA