WORKSHOP DE TEATRO E PERFORMANCE


















WORKSHOP DE TEATRO E PERFORMANCE
CORPO, CRIATIVIDADE, RECIPROCIDADE E ESPIRITUALIDADE
Orientação de João Garcia Miguel
8 abril | 18h00 às 20h00 e das 20h30 às 22h30


AS MÚLTIPLAS NARRATIVAS DO “EU”

A “busca do eu” é uma das ficções mais positivas que os indivíduos modernos empreendem procurando transformar a vida em experiências que busquem o conhecimento e a partilha com “os seus múltiplos outros”.
Grande parte da história e do espírito europeu, têm como pano de fundo essa motivação. A descrição da nossa posição atual determina assim também a qualidade da nossa atitude perante a história? Qual é a história de cada um de nós? Qual é a nossa história? Talvez a história não seja um fenómeno épico – uma única narrativa – mas seja possível entende-la como um “milagre” teatral: onde a ação se conduz de cena em cena graças às capacidades de invenção e improvisação de grupos de atores das mais variadas proveniências e misturas. Esta possibilidade criativa de múltiplas narrativas, dá a cada um de nós a qualidade de nos tornarmos um “pensador em cena”. Um performer da vida, aqui entendida como: uma criação permanente, que fala em nome do momento, para o mundo que está a ser interpretado e inventado a cada instante. Ao termos esta oportunidade de nos tornarmos “pensadores em cena” – interpretes de nós mesmos e da nossa história – reduzimos a nossa subjetividade, abandonamos a presunção de falar em nome de alguma coisa distante, ou de que alguém fale por nós. E tornamos cada ação numa participação, num evento que esteja entre um dispositivo para crianças ou um jogo para adultos.

________

Propomos a realização de um ateliê experimental aberto, onde a discussão e a partilha serão parte integrante do crescimento interior e do desenvolvimento técnico das individualidades participantes. Partindo de fontes diversificadas: textos, imagens, excertos de filmes, contextos sociais ou biográficos, aliando metodologias e exercícios que conjuguem técnicas clássicas e contemporâneas propõe-se trabalhar de forma intensiva a construção de situações teatrais e performativas. Tendo como finalidade a construção de exercícios de performance individual e ou coletiva serão disponibilizadas formas de abordagem física e teórica. Serão exploradas e abordadas técnicas e processos que cruzem as artes performativas com as artes visuais.

Gratuito
Maiores de 16 anos
Limitado a 25 participantes

Inscrição prévia até 7 abril

Informações e inscrições através:
Tlf. 234 590 470 | E-mail: centrodasartes@cm-sever.pt

Comentários

os mais vistos

Bem Vindos de Volta!

Finalmente vamos poder abrir as portas e receber-vos. Bem Vindos ao CAE de Sever do Vouga !

CONCERTO ORQUESTRA CLÁSSICA