quarta-feira, 4 de maio de 2016

ANTES DE COMEÇAR



ANTES DE COMEÇAR
Joana Providência
Teatro para crianças dos 6 aos 10 anos

5 e 6 maio | 10h00 e 14h00
Escolas do 1º ciclo | Gratuito


Só não entende o coração quem não sabe escutá-lo. 
Quando dois bonecos ganham vida, fora do olhar do Homem (ou do bonecreiro, que os manipula em palco) abre-se espaço para a poesia e para a descoberta do coração. 

Escrita em 1919 por Almada Negreiros - figura ímpar do modernismo português do século XX, (vencedora desse ano do Prémio Francês para o melhor texto infantil) - Antes de Começar retrata o momento imediatamente antes da subida ao palco de dois bonecos (marionetas) que, descobrindo uma nova vida fora da manipulação do homem, desvendam também virtudes tão humanas como a amizade, a vontade da descoberta e do conhecimento, a brincadeira e os afetos.
A inquietação do Boneco (mais corajoso e irrequieto) estimula a vontade e a ousadia de despertar e viver da Boneca (mais frágil e assustada). Juntos encontram um universo de esperança e sonhos, de dádiva e reconhecimento, de um regresso à pureza porque Nós os Bonecos, somos o melhor retrato da idade de quem nos fez!
O resultado é uma viagem mágica de elogio à tolerância, à autodescoberta e amizade, valores fundamentais à promoção da humanidade, evocados num texto de grande delicadeza poética e pedagógica.

Ficha Técnica:
Coprodução: Teatro do Bolhão/Teatro Municipal de Bragança
Texto: Almada Negreiros
Encenação: Joana Providência
Elenco: Margarida Gonçalves e Tiago Araújo
Espaço cénico, figurinos e adereços: Cátia Barros
Assistência a cenografia: Filipe Mendes
Apoio a cenografia: Cristóvão Neto
Iluminação: Cárin Geada
Som: Fábio Ferreira
Design gráfico: Bernardo Providência
Direção de produção: Glória Cheio

Sem comentários:

Enviar um comentário